sábado, 16 de outubro de 2010

11ª EDIÇÃO

SABOTAGEMCHE11
OS DONOS DA VERDADE, (ALGUMAS PALAVRAS SOBRE ELES.)
                    Existem pessoas que se auto-intitulam “cidadãos de bem” e que têm na grande mídia total confiança, como um manual de vida a ser seguido. Uma mídia(jornais,televisão e internet) que quer passar para o pobre a ideia de que os mesmos são meros agraciados pelos favores de um governo populista, além de ignorantes e submissos, porque não votam em políticos “capazes” ou “melhor preparados" para governar o país.
          Eles, aqui vistos como os novos “donos da verdade”, para manter a sua posição econômica, ensaiam discursos onde saltam à vista o preconceito e o desprezo com os quais enxergam os pobres, qualificando os mesmos como pessoas dotadas de valores éticos e morais "questionáveis", enquanto que eles (os donos da verdade) são pessoas éticas, sérias e trabalhadoras. É o estilo de vida da classe média, que se pretende elite. Eles implicam com tudo que lembra o pobre: o modo de falar, de vestir, a música ouvida e principalmente o bairro onde os pobres moram, desencadeando assim um odioso preconceito de classe. 
                   Os “donos da verdade” assistem o Jornal Nacional, acham o Willian Bonner o máximo, e acreditam que a revista Veja é uma leitura indispensável. Na hora de repetir como um papagaio em que acreditam, não têm a capacidade de refletir ou condenar a grande mídia que é na maioria das vezes preconceituosa e esconde a verdade de um país onde predomina a desigualdade social. Os “donos da verdade”  confundem até a si mesmos, pois escondem as suas dificuldades financeiras, mas trabalham muito para manter seu custo de vida muito alto (não se interessam em cobrar dos políticos qualidade dos serviços públicos); detestam assistencialismo; vão a igreja todo final de semana, mantendo a “boa aparência”;  são contra o aborto, mas apóiam a pena de morte; reclamam sempre dos altos impostos, mas não vêem problema em subornar o guarda de trânsito; acham normal a violência contra o pobre, mas vestem branco e fazem passeatas pedindo paz quando a violência atinge um dos seus; é bastante preconceituoso com pessoas consideradas fora do seu padrão de "normalidade"; e sentem saudades do regime militar.
                  Por fim, esse grupo de pessoas que se consideram os novos “DONOS DA VERDADE”, os formadores de opinião, acreditam na ordem e no progresso e acham que esse papo de direitos humanos só é valido para eles que são “HUMANOS DIREITOS”. Resumindo: ESSES SÃO OS "CIDADÃOS DE BEM", QUE SE ACHAM ACIMA DO BEM E DO MAL. AUTOR: FÁBIO  fabiomartins95@yahoo.com.br
DICA: Nessa edição indicamos o cd, CONSTRUÇÃO de 1971 de CHICO BUARQUE, nele é possível sentir o verdadeiro CHICO ativista e compositor de primeira da música brasileira. Há neste cd, além da já clássica “Construção” até “Valsinha", parceria de CHICO com o poeta VINICIUS DE MORAES, enfim é um CD para se ouvir e ao mesmo tempo ter uma noção de como foram os anos de ditadura militar no Brasil(1954-1985). BLOG:http://valderramaleo.blogspot.com  e  www.twitter.com/sabotagemche
Contatos:  leomedrado@yahoo.com.br  e  lvmedrado@hotma