terça-feira, 24 de maio de 2011

       SAIR DA CAVERNA, UM PERIGO BOM PARA TODOS.



           Conhecimento, algo que me leva a fazer e ler um monte de coisas e que confesso não saber o significado e nem a sua função, pois bem resolvi escrever um pouco sobre esse "negócio" que várias pessoas dizem ser importante ter, de antemão quero vos avisar que mesmo sendo um ignorante na razão do conhecimento, sou um grande defensor da sua busca e faço disso uma razão da minha vida e o motivo tentarei os dizer nessas poucas linhas aqui escritas.

               PAULO FREIRE um dos autores de minha preferência afirma em vários livros que o "conhecimento leva as pessoas a estenderem as mãos não em súplica ao opressor, mas em um ato de busca pela liberdade e união", já MILTON SANTOS, mestre que sempre "bebo" na hora de buscar entender e questionar esse mundo desigual, afirma: 'que o conhecimento é diferente de informação e que o mundo atual é perpetuado por uma ditadura da informação, onde os grandes detentores do poder, não permitem que o pobre tenha acesso ao verdadeiro conhecimento dos fatos." Algumas palavras desses mestres:

            "O que é transmitido à maiorias da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer confunde. Isso é mais grave porque, nas condições atuais da vida econômica e social, a informação constitui um dado essencial e imprescindível.".."O mundo de hoje já é entregue maquiado ao leitor, ao ouvinte, ao telespectador, e é também por isso que se produzem no mundo de hoje, simultaneamente fábulas e mitos.' MILTON SANTOS, por uma outra globalização, p 39/40

              "O que se pretende com o diálogo, em qualquer hipótese, seja em torno de um conhecimento científico e técnico, seja de um conhecimento "experiencial", é a problematizarão do prórpio conhecimento em sua indiscutível reação com a realidade concreta na qual se gera e sobre a qual incide, para melhor compreendê-la, explicá-la, transformá-la. "PAULO FREIRE. PROnea ,Pg52

                  Pois bem, essas palavras desses mestres que tanto fizeram para dissecar a realidade social do mundo me faz afirmar da importância indiscutível do conhecimento como forma de sermos livres em nosso pensamento e julgamento das questões sociais do mundo. Temos que questionar sempre, buscar em várias fontes o motivo das ações das pessoas e a veracidade do que nos afirmam, há momentos onde me pergunto a razão de saber por exemplo sobre a história do REGIME MILITAR, visto que no mundo atual esse conhecimento tem pouco uso, dificilmente o usarei num concurso, onde o que é questionado é saber por exemplo: "quanto tempo uma pessoa leva para chegar num lugar, se sair antes de outra em certo tempo", nada contra, mas vejo como mais imprescindível saber um pouco da nossa recente História de opressão que explica mais o período atual e nos dar mais munição para evitar que aconteça no futuro, assim entenderemos da onde vem as Regalias de nossa elite opressora atual.

                Afirmo então que defino conhecimento como sendo uma forma de sermos livres e entendermos melhor o mundo em nossa volta, é termos como norte de nossas atitudes que as coisas não acontecem por acaso e nem são fruto de um momento, têm um contexto e interesses por trás, é também sabermos que somos iguais e se alguém vivem em condições de vida melhor que o outro, que até fome passa, isso é desumano e injusto, temos que libertar os dois," quem oprime, pois ninguém é livre sabendo que seu irmão passa fome, e o oprimido, pois ninguém é livre tendo que chamar o outro de Doutor" PAULO FREIRE

VIVA AO CONHECIMENTO E A UNIÃO ENTRE TODOS, VAMOS CONVERSAR BASTANTE, LER MUITOS LIVROS E OUVIRMOS MÚSICAS DE QUALIDADE, VAMOS NÃO ODIAR A ELITE OPRESSORA, SEI QUE É DIFICIL E LUTO CONTRA ISSO, MAS TERMOS DÓ DELES QUE SÃO FRACOS DE ESPÍRITO. VIVA A REVOLUÇÃO SOCIAL QUE SIGFICARÁ O FIM DA DESIGUALDADE SOCIAL.



COMANDANTE : VALDERRAMA, AO SOM DE RENATO RUSSO CANTANDO EM ITALIANO E BEBENDO CACHAÇA QUE UM CAMARADA TROUXE DE UM ALAMBIQUE.

CONTATO: leomedrado@yahoo.com.br www.twitter.com@sabotagemche