sexta-feira, 9 de abril de 2010



                        SABOTAGEMCHE

               Parece que estamos em uma situação de colapso no mundo, uma sensação de medo do futuro provocada quando acompanhamos as notícias pelos jornais e televisão, porém se olharmos criticamente alguns desses fatos tiramos algumas conclusões esclarecedora sobre esses acontecimentos e a desigualdade social no brasil e no mundo.
             O primeiro dos fatos discutidos e divulgados pela imprensa de grande circulação(Jornais e TV) é a CRISE FINANCEIRA que se iniciou nos ESTADOS UNIDOS( não vou explicar aqui a crise e nem se a mesma existe ou não, pois o papel desse PANFLETO é somente de levar ao DEBATE), diante do que eu ouvi e li, eu simplesmente me pergunto QUE CRISE? QUEM ESTÁ EM CRISE? Pois até onde eu sei a população pobre no brasil e no mundo sempre esteve em CRISE seja ela financeira ou por falta de oportunidade de conseguir um emprego digno. Então para esse senhores da grande imprensa eu digo que os mesmos estão atrasados quando falam em CRISE e que devem ler um pouco de história, assim como olhar o povo que vive na periferia das grandes cidades no mundo.
                   O segundo assunto comentado e temido é A GRIPE A H1N1(não falarei da mesma aqui, pois é só olharmos para o lado que veremos um cartaz ou alguém comentando sobre a gripe),também não vou aqui dizer que é mentira, pois está claro o quanto é um assunto importante, porém a grande discussão que o assunto da GRIPE A H1N1 nos chama a fazer é quem está mais vulnerável perante a mesma, pois segundo os médicos ela é mais perigosa para quem está com o sistema imunológico baixo (ou seja os pobres que tem uma alimentação precária, por exemplo) ela(GRIPE A N1N1) também demonstra como o sistema público de saúde no brasil é precário, onde a população pobre demora para ser atendida com uma qualidade comprometida.
                Enfim, são pontos que demonstram o quanto a grande mídia não leva em conta na hora de publicar as informações, pois ela esta geralmente do lado da elite que explora os pobres e não deseja um questionamento dessa situação de dominação e exploração dos despossuídos do mundo.
       DICAS : Indicamos nesta edição a leitura de PEDAGOGIA DO OPRIMIDO de PAULO FREIRE um livro em que o autor escreve sobre os oprimidos e como que a "palavra ajuda o homem a torna-se homem", é um livro onde possibilita a quem o ler perceber que a mudança na situação de desigualdade social no brasil e no mundo não muda porque entre outras coisas há uma elite "OPRESSORA" que não deseja tal mudança, cabendo aos oprimidos fazerem a revolução "através da decodificação da palavra". Nas palavras de PAULO FREIRE um livro aos "ESFARRAPADOS DO MUNDO E AOS QUE NELES SE DESCOBREM E, ASSIM DESCOBRINDO-SE, COM ELES SOFREM, MAS, SOBRETUDO, COM ELES LUTAM".
       OUTRA DICA: é o filme DIÁRIOS DE MOTOCICLETA de WALTER SALLES, um filme que narra a viagem de CHE GUEVARRA pela América do sul antes da revolução de 1959, muito bom para ter uma noção da desigualdade social nessa parte do continente.

Mande seu texto para leomedrado@yahoo.com.br(que gere o debate sem atacar sem prova pessoas ou instituições)

VISITE O NOSSO BLOG:http://valmiran.sousa.zip.net E DEIXE SEU COMENTÁRIO.

EM HOMENAGEM AO CHEGUEVARA AGORA SOMOS SABOTAGEMCHE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário