terça-feira, 30 de novembro de 2010

SABOTAGEMCHE13


             Há certos livros que leio que são como uma dose de impulso a minha inquietude contra as desigualdades sociais no mundo atual, e o livro PEDAGOGIA DA AUTONOMIA do PAULO FREIRE é um desses.
           NINGUÉM É SUJEITO DA AUTONOMIA DE NINGUÉM, com essa afirmação logo na capa do livro já podemos pensar que o autor deixará claro a importância da liberdade de cada homem ou mulher para seguir o seu caminho no mundo, não devendo a ninguém impor isso a eles.
           Mais do que dicas para um profesor realizar o seu trabalho na sala de aula com “respeito aos saberes dos alunos” o autor nos convida a repensar nossas atitudes no mundo, onde não é possível uma existência sem a preocupação com o fim das desigualdades sociais.O autor (PAULO FREIRE) com argumentos teóricos e de sua experiência na sala de aula ou com outros professores afirma o compromisso que temos de ficarmos do lado da solidariedade em prol da vida humana,”O discurso da acomodação ou de sua defesa, o discurso da exaltação do silêncio imposto de que resulta a imobilidade dos silenciados, o discurso do elogio da adaptação tornado como fado ou sina é um discurso negador da humanização de cuja a responsabilidade não posso nos eximir.”p76. ou nesse trecho onde fica claro a conscistência política do autor: “Recentemente, num encontro público, um jovem recém entrado na universidade me disse cortesemente: Não entendo como o senhor defende os sem-terra, no fundo, uns bardeneiros,criadores de problemas Respondi:.’Bardeneira” é a resistência reacionária de quem se opõe a ferro e a fogo à reforma agrária. A imoralidade e a desordem estão na manutenção de uma “ordem’ injusta.”p71
           É um livro com poucas páginas mas com um clamor enorme para lutarmos e termos uma atitude critica contra o fim de todas as atitudes que negam a vida humana.

TRECHOS DO LIVRO:

“Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo, pouco ou quase nada valem.Pensar certo é fazer certo.”

“A minha resposta à ofensa à educação é a luta política consciente.”

“Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética,quanto mais fora dela.Estar longe, ou pior, fora da ética, entre nós mulheres e homens, é uma transgresão.ensinar é formar uma ser dentro da ética e da moral humanizantes.

“Daí o meu tom de raiva, legítima raiva, que envolve o meu discurso quando me refiro às injustiças a que são submetidos os esfarrapados do mundo.”

“O meu ponto de vista é o dos “condenados da terra,” dos excluídos.”

“Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar,o que não se faz sem a abertura ao risco e à aventura”



COMANDANTE :VALDERRAMA

CONTATOS: leomedrado@yahoo.com.br / www.twitter.com/sabotagemche / lvmedrado@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário