quinta-feira, 14 de julho de 2011

CONHECER PARA LUTAR

REUNIÃO DO MOVIMENTO SOCIAL CONTRA A CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE.


COMENTÁRIO

          Há momentos vividos por nós que desejamos a participação de todas as pessoas, pois bem ao assistir o documentário À MARGEM DO XINGU – VOZES NÃO CONSIDERADAS eu desejei isso. O mesmo possibilita a quem o assisti ter o contato com a opinião de quem vai sofrer com as conseqüências da construção da USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE, onde o desvio do RIO XINGU ocasionará transtornos para a população ribeirinha, tribos indígenas e ao meio ambiente da região.
          Mas afinal de contas o que o documentário À MARGEM DO XINGU – VOZES NÃO CONSIDERADAS tem de tão especial, afirmo que o diretor DAMIÀ PUIG soube usar bem as lindas paisagens da região, intercaladas com depoimentos da população ribeirinha e estudiosos do assunto possibilitando a quem o assisti não só entender o projeto e suas conseqüências para a região como ver e ouvir as pessoas que moram no local expressarem as suas opiniões sobre a construção da usina de BELO MONTE. Lógico que a principio são as paisagens da região, um dos lugares mais bonitos do mundo, a parte mais focalizada durante o desenrolar do documentário, porém, o expectador recebe e entende a opinião dos moradores da região, alias na sua maioria contra ou confusa sobre a construção da usina de BELO MONTE. Com os depoimentos dos especialistas na área ambiental e engenharia técnica o documentário esclarece o que vem a ser a construção de um projeto tão grande como esse, onde há o envolvimento de vários setores da sociedade, já as entrevistas com os ribeirinhos e a população indígena nos esclarecem como a falta de informação leva os moradores da região a apoiarem sem entenderem o projeto e as conseqüências do mesmo em suas vidas e do ambiente da região.
              No final do documentário se percebe que aquelas lideranças dos movimentos sociais contra a construção da usina de BELO MONTE estão lutando com forças muito poderosas a favor do projeto detentoras de grande quantia de dinheiro que lucrarão muito. Eu fiquei com a certeza que a educação pública de péssima qualidade no Brasil é uma aliada da elite, pois o conhecimento fica restrito e é confundido com algo que levará não a construção de um mundo melhor para todos e sim ao benefício individualista de poucos.
             A quem tiver oportunidade de assistir fica aqui então a dica o documentário À MARGEM DO XINGU – VOZES NÃO CONSIDERADAS, Direção: Damià Puig. Produção : Rafael Salazar. Fotografia : Bruno Assis. Montagem: Helio Vegas, Caue Nunes, Trilha Sonora: Gustavo Ruiz, Paulo Evans. Finalização: Base Filmes Paulínia.Edição de Som: Cristal Estúdios.
          
               Alguns sites que pode ajudar a entender sobre o projeto de construção da usina de BELO MONTE:

Comandante : Valderrama, contato: leomedrado@yahoo.com.br.  @sabotagemche

Nenhum comentário:

Postar um comentário