quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EDIÇÃO DO NOSSO PANFLETO

SABOTAGEMCHE15
http://valderamaleo.blogspot.com

            Quando ouvimos falar repetidamente em um determinado assunto, seja na TV ou em conversa com as pessoas no nosso cotidiano, vem sempre um questionamento, mas afinal o QUE É ISSO? Pois bem, recentemente saiu com bastante freqüência nos meios de comunicação, que vários voos aqui na AMÉRICA DO SUL foram cancelados por causa das cinzas dos vulcões do CHILE, o que me levou a escrever sobre esse assunto, ou seja, o que vem a ser essas cinzas dos vulcões?  Lembrando que é a minha opinião o que não pode ser encarado como verdade absoluta, cabendo a quem pensar diferente pesquisar mais sobre o assunto.
           Antes de tudo, vou iniciar comentando sobre a composição DO PLANETA TERRA sem se aprofundar muito no assunto. A TERRA é dividida em CROSTA, MANTO e NÚCLEO que por sua vez é composto de minerais, como ferro em estado de fusão e solido dependendo da profundidade, esses ficam presos no interior da TERRA, mas quando há o aumento da pressão, os mesmos podem sair para o exterior da TERRA nos locais onde há encontro das placas tectônicas pelos Vulcões que são estruturas, ou aberturas que uma montanha tem, e que em alguns momentos saem gases e lavas. Com isso podemos afirmar que cinzas vulcânicas são compostas por partículas de rochas e minerais com cerca de 2 mm de diâmetro, misturadas em nuvens de vapor d’água e gases tóxicos de diversos tipos como SO2, SO, CO2, CO, NOX, H2 etc.
ALGUMAS  CONSIDERAÇÕES SOBRE OS VULCÕES:

    “Os vulcões podem estar sempre ativos, como os situados nas cordilheiras dos Andes, ou permanecer inativos por alguns séculos e, então,” despertar”.
        A Viscosidade da lava varia muito. Se for mais fluída, ela extravasa como as águas de um rio; se for mais espessa, ela pode lacrar a boca da cratera do vulcão e elevar a pressão dos gases acumulados, o que provocaria uma explosão catastrófica. Essas explosões lançam grandes blocos de lava, as bombas vulcânicas. Além disso, são liberadas enormes quantidades de poeira e material em suspensão, as cinzas vulcânicas.  Pg 25, E.E, Editora moderna, 2008.

DICAS:
    Indicamos nessa edição o intrigante documentário, À MARGEM DO XINGU – VOZES NÃO CONSIDERADAS, DE DAMIÀ PUIG, onde há relatos de ribeirinho, indígenas, agricultores e habitantes das margens do rio Xingu que serão afetados pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, que nos levam a acreditar que os grandes empresários em união com os governantes não pensam na população pobre e no meio ambiente, mas apenas em aumentar suas contas bancárias. Fica claro após assistir o documentário que a falta de uma educação de qualidade no Brasil é uma aliada muito forte da elite rica do país, pois a população sem conhecimento não entende como é enganada. As entrevistas com a população da região afetada pela a usina de Belo Monte, juntamente com os especialistas no assunto são alguns dos pontos fortes do documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário