quinta-feira, 9 de junho de 2011

UM COMENTÁRIO

UM COMENTÁRIO SOBRE O PCNs


          Os Parâmetros Curriculares Nacionais são um conjunto de orientações e dicas em forma de documento elaborado pelo governo federal com a participação de colaboradores na área da educação que visam segundo o Governo, dar um caminho seguro a educação básica no país, tendo cada disciplina um PCN próprio. Farei nesse breve e curto texto uns comentários sobre o PCN para GEOGRAFIA no ensino fundamental por ter o lido recentemente para uma finalidade imposta por forças que independe de mim, irei colocar aqui em forma de palavras quais são minhas impressões sobre este documento, ficando livre para todos o lerem e tirarem suas próprias versões.

       No início do documento com apresentação do ministro da Educação na época de lançamento do documento fica claro que apesar de deixar claro em vários trechos de não se tratar de um manual fechado de dicas de como o professor deve agir na sala de aula, parece com a sua leitura que é algo imposto de cima para baixo aos discentes como nessa parte da apresentação:
      
        Assim, é com imensa satisfação que entregamos aos professores das séries finais do
Ensino fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais, com a intenção de ampliar e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governos e sociedade e dê origem a uma transformação positiva no sistema educativo brasileiro. PCN, Pg5


          Durante a leitura dos PCNs se não ficarmos atento ao jogo de palavras que demonstram uma gama muito grande de boas intenções, escondendo por trás a sua idéia principal, que é ter uma educação com muitos preceitos bonitos e carregados de conteúdos acadêmicos, mas com pouco ou quase nada sobre a falta de atenção dos nossos administradores a educação pública no Brasil, um dos principais problemas da educação, com isso corremos o perigo de achar que o mesmo é um guia salvador para os professores de Geografia. Como toda leitura a do PCN deverá ser feita com muito cuidado e com a comparação com a vida real e o cotidiano para se chegar mais próximo de um entendimento melhor na real intenção de quem elaborou ou escreveu esse documento.
       Quando se pensa sobre a sociedade, pensa-se sempre em homens interagindo entre si, mediando suas relações com as instituições políticas, sociais e econômicas, historicamente constituídas. Porém, existe também a relação com objetos As instituições não são corpos etéreos, elas se realizam no processo social mediante um sistema de objetos.PCN, Pg. 38

          Trechos como esse dão a impressão que o PCN é um documento realmente comprometido com um ensino de Geografia no ensino fundamental com qualidade e há até um pouco de verdade ou coerência em suas páginas que podem ajudar o professor como este trecho: “A preocupação em colocar o lugar como eixo temático e como categoria analítica está relacionada tanto às oportunidades que oferece para o estudo do cotidiano do aluno como à possibilidade de pensar sobre a Geografia no interior das novas correntes de pensamento.” PCN, Pg58. Por isso eu afirmo que o PCN pode colaborar com os discentes de Geografia do ensino fundamental, porém fica sempre aquela sensação de que o papel aceita tudo. Há também uma distância do mesmo da realidade da sala de aula, mas aqui é uma critica pessoal minha cabendo a quem desejar fazer sua própria leitura.

             Mas a minha preocupação maior depois de terminar a leitura do PCN é pelo fato que o mesmo cita até bastante se comparado com outros documentos elaborados pelo governo para a educação pública, a grande desigualdade de renda no país, mas não senti um tratamento que deve ter em qualquer projeto direcionado a solucionar os problemas sofridos pela educação pública no nosso país. A má distribuição de renda no Brasil em minha opinião deve ser sempre encarada como uma das feridas sociais do Brasil e no mundo, responsável por inúmeros problemas em nossa sociedade e entre esses as mazelas de nossa educação pública que tem uma qualidade duvidosa.



NOTA: O PCN PODE SER ENCONTRADO NO SITE DO MEC (ministério da educaçõa).



COMANDANTE: VALDERRAMA, AO SOM DE RAMONES PUNK ROCK DAS ANTIGAS.


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