segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ÚLTIMA EDIÇÃO


SABOTAGEMCHE19
http://valderramaleo.blogspot.com

        Sempre que posso leio algum livro do Milton Santos, considerado um dos grandes geógrafos do mundo, pois suas idéias vão de encontro com o que percebo no mundo e nas relações entre as pessoas, lógico que não sou um especialista em sua obra, mas apenas um leitor curioso. Pois bem, recentemente li mais um livro dele, TERRITÓRIO E SOCIEDADE, Uma Entrevista com MILTON SANTOS, onde o autor responde perguntas sobre as suas principais idéias e sobre a sua vida e formação acadêmica.
         Para quem conhece a obra do MILTON SANTOS, esse livro pode até parecer repetitivo, porém, nesse livro ele faz uma convocação para pensarmos o presente e esquecermos um pouco as grandes teorias de outros mestres, lógico que o MILTON SANTOS afirma o valor dos pensadores como KARL MARX, mas para ele o espaço e as relações entre as pessoas e os poderes no mundo atual devem ser o foco de quem é preocupado com as desigualdades sociais no mundo. Já tinha lido em outras obras do MILTON SANTOS isso dele chamar os intelectuais a pensarem o presente atual, mas nesse livro, TERRITÓRIO e SOCIEDADE (Entrevista Com MILTON SANTOS) ele nos indica que devemos nos voltar para as grandes questões atuais do mundo contemporâneo, pois segundo MILTON SANTOS os intelectuais, aqui definido como quem pensa o mundo e as relações entre as pessoas, devem fazer uma leitura do mundo e propor idéias possibilitadora de gerar questionamentos e possíveis soluções para os problemas geradores de grandes mazelas para a sociedade mundial e principalmente aos mais pobres no período atual, onde a desigualdade social é muito grande.
           Lógico que esse livro do MILTON SANTOS não é nem de longe o melhor para se entender as suas idéias, mas o considero essencial para se ter uma noção de como foi sua vida acadêmica e particular, assim como quem foram suas influências na vida estudantil. O fato mais importante em minha opinião nesse livro do MILTON SANTOS é a sua ênfase ao pensamento e leitura das relações das pessoas no mundo atual, ou seja, nas palavras do MILTON SANTOS é necessário nos voltarmos para as grandes questões do mundo atual com base em leituras e pensamentos dos grandes mestres do passado, mas sempre com foco no hoje. Com isso afirmo e convoco a quem interessar ler o Livro: TERRITÓRIO e SOCIEDADE, Entrevista Com MILTON SANTOS da Editora: FUNDAÇÃO PERSEU DE BARROS  e tirar suas próprias conclusões e idéias sobre o pensamento desse grande intelectual.

DICA: Bom, a dica dessa edição do nosso panfleto é tentarmos dentro da possibilidade de cada um, seguir o que MILTON SANTOS nos orienta a tentar fazer, ou seja, refletirmos o nosso cotidiano com base em leituras dos grandes mestres.
        Vamos então analisar as questões que aflige a sociedade atual e tentarmos de alguma forma ajudar a acabar com a desigualdade de renda no mundo. De inicio Podemos fazer algumas perguntas: Por que tem pessoas com tanto dinheiro suficiente para viverem uns 100 anos e nunca passarem fome, enquanto outras passam dias sem comerem? Qual motivo e a quem interessa o fato da maioria dos serviços públicos reservados á população pobre ter uma qualidade péssima? Questões complicadas de serem respondidas corretamente, porém, mais importante é o debate que elas podem gerar.
MAIS NO BLOG: http://valderramaleo.blogspot.com        e      @sabotagemche

CONTATO: leomedrado@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário