quarta-feira, 25 de agosto de 2010

10ª EDIÇÃO

SABOTAGEMCHE10




          Quem diria que um simples PANFLETO com palavras de incentivo ao debate em relação as questões sociais chegaria na 10ª Edição, e para comemorar esse fato de uma maneira simples e mostrarmos que não só o nosso panfleto mais outras ações progressistas são importantes, fizemos uma pequena pesquisa. De maio a julho lemos e separamos alguns jornais impressos no Brasil e na região de Campinas/SP, onde chegamos à algumas conclusões:

1ª_ As noticias sobre o futebol ocupam o maior espaço, sejam os resultados dos jogos ou a vida pessoal dos jogadores.

2ª_ À política, é reservada poucas linhas e não há uma preocupação em mostrar todas as propostas por igual de todos os candidatos,( fato triste pois estamos em ano eleitoral ) e o que é pior, os jornais defendem determinados candidatos.

3ª_ A parte cultural dos jornais se restringem ao cinema e a filmes dos E.U.A com destaque aos escândalos das celebridades, há poucas noticias sobre a cultura popular Brasileira.

4ª _ Quase nada é citado pelos jornais sobre as desigualdades sociais no Brasil e a grande concentração de renda, diria que é difícil encontrar uma linha debatendo ou condenando esses fatos.

5ª _ Há um esquecimento, ou não querem os jornalistas escreverem sobre o abandono por parte do estado da educação de qualidade em nosso país, pois não observamos nenhuma noticia sobre a precariedade da educação no Brasil.

Foi uma pequena e simples pesquisa que tiramos algumas conclusões (lembramos que qualquer um pode fazer o mesmo e chegar a sua conclusão ). Podemos resumir com isso o seguinte: Os principais jornais, com exceções é claro ( principalmente os jornais mais populares ), seguem um modelo de noticias: FUTEBOL, FOFOCAS DAS CELEBRIDADES, VIOLÊNCIA E POLÍTICA DE MANEIRA SUPERFICIAL, não desejam levar a população a refletir sobre as questões importantes para sua vida e a da população do país, há uma falsa ilusão criada ou mascarada pela a mídia de que não vivemos num lugar onde é grande a desigualdade social e a concentração de renda nas mãos de poucos.

Temos que sempre questionar as noticias, pois os detentores da renda sempre tentarão criar um mundo mágico usando os jornais e a televisão, em que a população oprimida tem a falsa sensação de que tudo é lindo e maravilhoso, eles (a elite rica) não são bobos para querer que a população pobre veja o mundo como ele é; desigual e injusto., “ É O PÃO E O CIRCO PARA O POBRES.



DICAS: Um bom livro para entender a sociedade brasileira é : SOBRADOS E MUCAMBOS de 1936 do sociólogo GILBERTO FREYRE, uma visão histórica do Brasil que nos ensina muito sobre o porquê das desigualdades sociais no Brasil de hoje.

TWITTER : www.twitter.com/sabotagemche



Mande suas dicas e criticas para: leomedrado@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário