terça-feira, 21 de junho de 2011

DEFINIÇÃO

GEOGRAFIA, UMA DEFINIÇÃO.

             Definir algo é sempre complicado, principalmente quando quem faz isso é uma pessoa como eu detentora de um conhecimento muito pequeno, o que pode soar até como falta de modéstia, porém não podemos nos eximir de omitir opiniões e dizer como entendemos e vemos tal assunto e nesse caso vou tentar me expressar como eu defino o que venha ser a GEOGRAFIA, faço isso como um amante dessa ciência. Para poder responder com poucas palavras o que é GEOGRAFIA, peço ajuda ao mestre, ANTONIO CARLOS ROBERT MORAES e ao seu livro, GEOGRAFIA uma Pequena História Crítica, considerado um clássico, que com suas poucas páginas serviu de guia para essa tarefa de dizer O QUE EU ENTENDO POR GEOGRAFIA, convidando a todos a o lerem para entender melhor a GEOGRAFIA.
               Antes de adentrar em leituras mais ligada a GEOGRAFIA como ciência, eu tinha uma definição da mesma carregada da idéias dos professores do ensino médio, principalmente, que por sua vez eram oriundos da corrente de ensino da GEOGRAFIA TRADICIONAL, onde a Geografia é definida como o estudo da superfície da terra. Ainda me lembro do primeiro dia de aula em que o professor colocava no quadro esta definição, porém isso não considerava o homem nessa superfície como ator importante que é no espaço terrestre.
             Com a leituras de livros mais ligado as relações do homem em sociedade fui percebendo que devia considerar o Homem um ser transformador do espaço terrestre e o livro citado no inicio desse texto juntamente com os do MILTON SANTOS e do PAULO FREIRE podem ser considerados os que me levarem a entender a GEOGRAFIA mais do que o estudo da superfície da terra, para esses autores que sempre fazem uso da história em seus livros, o homem é um ser histórico e como tal é um agente modelador do espaço, eles também consideram que toda definição dependem do contexto histórico e de quem detém o poder.
           O livro Geografia Pequena História Crítica de ANTONIO CARLOS ROBERT MORAES faz uma análise histórica da GEOGRAFIA e como o seu objeto de estudo, assim como a definição do que é Geografia foi mudando com o tempo. O livro pode ser considerado um guia muito importante que com poucas páginas demonstra como a GEOGRAFIA sofreu várias interferências de autores e correntes filosóficas até os dias de hoje, nas palavras do autor o livro é uma forma didática para os alunos de cursos de graduação em GEOGRAFIA e para os amantes das ciências sociais adentrarem na história do pensamente geográfico. O mais importante do livro é que o mesmo nos chama atenção para o fato da GEOGRAFIA para chegar hoje a ser uma ciência passou por várias mudanças causadas principalmente por redirecionamento da maneira do homem encarar a realidade, ai incluído o contexto histórico, e o jogo de interesses do grupo que estar no poder.  
     Outro guia foi um autor considerado por muitos um dos maiores geógrafos e que muito influenciou meu pensamento sobre a GEOGRAFIA cuja a obra tive o prazer de ler e sempre que posso releio alguns livros, esse autor é o MILTON SANTOS. Em suas obras há uma grande discussão sobre a força de quem tem muito dinheiro em dominar o espaço terrestre com foco nos conglomerados econômicos que usam os administradores dos estados, fazendo os mesmos trabalharem em favor do lucro das grandes empresas em detrimento da qualidade de vida da população pobre. O que considero de mais rico nas obras do Geógrafo MILTON SANTOS são dois pontos fundamentais atestado por mim nas leituras do mundo e em outros autores, primeiro é que ele afirma a violência da informação das grandes empresas midiáticas a serviço dos grandes empresários, onde há a divulgação de notícias que visam manter a população pobre mais desprovida do verdadeiro conhecimento do mundo e das relações de opressão em que vive, e segundo é a força do lugar, onde segundo MILTON SANTOS estar o porto seguro que pode ser uma força contra a dominação e homogeneização do espaços pelos grandes grupos empresarias, o lugar, segundo ele, por ser onde as pessoas estão mais longe dos centros já dominados pelos grandes empresários e viverem mais próximas uma das outras, pode ser o local onde se iniciará uma revolução contra a opressão da população pobre pela a elite rica do mundo.
       E por último e não menos importante nesse meu caminho em busca do melhor entendimento da GEOGRAFIA quero citar, o mestre PAULO FREIRE, um grande intelectual que foi um grande combatente da opressão da população pobre por parte de uma elite detentora das riquezas e poder de decisão no Brasil e no mundo. Ele soube tanto em seus livros, palestras e atuações práticas impor uma educação libertadora tanto do oprimido como do opressor, algo interessante na minha opinião, pois para PAULO FREIRE é necessário libertar o opressor também, visto que segundo suas idéias ninguém é feliz fazendo uma pessoa sofrer e se assim o faz é porque tem sobre si uma total falta de conhecimento do mundo e das relações entre as pessoas no mundo. Mas o ponto chave do pensamento de PAULO FREIRE e que me cativa é pelo fato que para ele “ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, mas todos são educados juntos mediados pelo mundo”, ou seja, ninguém é detentor do conhecimento verdadeiro ele é construído na união e igualdade entre todos os seres humanos.
        Afinal acho que é chegado à hora de dizer realmente a minha definição do que é GEOGRAFIA, pois bem quero dizer a mesma é um ramo do conhecimento complexo e ao mesmo tempo fantástica, pois a GEOGRAFIA sempre estar em construção e mesmo assim tenta abranger vários aspectos do mundo e das pessoas que o habitam como sendo dela na hora de se dizer o que é GEOGRAFIA. Com tudo isso afirmo que GEOGRAFIA É A CIÊNCIA RESPONSÁVEL POR TENTAR EXPLICAR AS RELAÇÕES HUMANAS E O JOGO DE INTERESSES POR TRÁS DAS MESMAS EM UM DETERMINADO ESPAÇO DEFINIDO COMO DE OBJETO DE ESTUDO. A GEOGRAFIA TAMBÉM É IDEOLÓGICA NO SENTIDO QUE PODE SER USADA PELO GRUPO QUE DETÉM O PODER EM CAUSA PRÓPRIA.
     Pode parecer simples, mas é isso que eu entendo como sendo A GEOGRAFIA e se alguém pensar diferente seja bem vindo pela GEOGRAFIA que sempre aceita contribuições baseadas em conhecimentos empíricos e epistemológicos, pois como afirmei a mesma estar sempre em construção.
Comandante: VALDERRAMA
AO SOM DE LOS HERMANOS, CD VENTURA, UM ROCK SIMPLES COM LETRAS INTERESSANTES.
CONTATOS: leomedrado@yahoo.com.br   www.twitter.com/@sabotagemche


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário