terça-feira, 14 de junho de 2011

PROSA

UMA PROSA SOBRE O PRONEA






         Tem leis ou projetos do governo que além de serem bonitos ou perfeitos apenas no papel ainda não fazem nenhuma relação com a realidade da população usuária dos mesmos, mas não foi isso que achei ao terminar a leitura do PRONEA (PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL) um conjunto de normas do governo federal em parceria entre todas as esferas do poder público Brasileiro para orientar a educação ambiental no Brasil. Senti que mesmo não sabendo se realmente o Programa foi concebido com a participação da sociedade, que há uma coerência do mesmo em dar ênfase em várias partes do programa ao saber local, pois é sabido que raramente uma lei ou proposta na área da educação funciona se não houver ampla participação popular e pouca ou nenhuma imposição da elite detentora do poder.
       O PRONEA pode ser considerado sim, uma proposta benéfica para a educação brasileira ao chamar atenção ao empenho contínuo das pessoas envolvidas no processo educacional no país a degradação ambiental, uma critica que faço ao programa é ao fato de sentir durante a sua uma ausência de uma discussão sobre a distribuição de renda no Brasil, pois em minha opinião, temos que ter cuidado ao falar em preservação ambiental na sala de aula ou em qualquer outro lugar, pois uma coisa é a pessoa ter dinheiro e poder comprar carro menos poluente, usar sacolas retornáveis no supermercado que tem um custo a mais, usar energia solar em casa e outras tecnologias com um custo no final do mês, outra coisa é você viver de um salário que mal dar para se manter no mês, não quero dizer com isso que não devemos ter uma educação ambiental atuante na sala de aula e no nosso cotidiano, mas sim que devemos pensar antes na realidade dos alunos e o que é mais importante em minha opinião COBRAR DE NOSSOS ADMINISTRADORES UMA MAIOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E MAIS RECUSOSOS PARA AMENIZAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA POPULAÇÃO POBRE NO MUNDO.

       Em seguida colocarei alguns trechos para melhor enfatizar o que disse, convidando os leitores a lerem o original que pode ser encontrado no site do MEC (Ministério da Educação do Brasil).




    “ Processo de institucionalização da educação ambiental no governo federal brasileiro teve início em 1973, com a criação, no Poder Executivo, da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior. A SEMA estabeleceu, como parte de suas atribuições, “o esclarecimento e a educação do povo brasileiro para o uso adequado dos recursos naturais, tendo em vista a conservação do meio ambiente”, e foi responsável pela capacitação de recursos humanos e sensibilização inicial da sociedade para as questões ambientais.

     A extinta SEMA deu ainda início a projetos de educação ambiental voltados para a inserção da temática ambiental nos currículos escolares dos antigos 1° e 2° graus, na região Norte.
         
              Outras iniciativas foram a realização de seis cursos de especialização em educação ambiental e de cinco seminários sobre Universidade e Meio Ambiente, além da estruturação de uma rede de produção e circulação de materiais educativos, envolvendo diversas publicações e audiovisuais referentes à área ambiental. Outro passo na institucionalização da educação ambiental foi dado com a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), que estabeleceu em 1981, no âmbito legislativo, a necessidade de inclusão da educação ambiental em todos os níveis de ensino, incluindo a educação da comunidade, objetivando a capacitá-la para a participação ativa na defesa do meio ambiente, evidenciando a capilaridade que se desejava imprimir a essa prática pedagógica. Reforçando essa tendência, a Constituição Federal, em 1988, estabeleceu, no inciso VI do artigo 225, a necessidade de “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.PRONEA.Pg24



     “Este Tratado, assim como a educação, é um processo dinâmico em permanente construção. Deve, portanto propiciar a reflexão, o debate e a sua própria modificação. Nós, signatários, pessoas de todas as partes do mundo, comprometidas com a proteção da vida na Terra, reconhecemos o papel central da educação na formação de valores e na ação social. Comprometemo-nos com o processo educativo transformador através de envolvimento pessoal, de nossas comunidades e nações para criar sociedades sustentáveis e eqüitativas. Assim, tentamos trazer novas esperanças e vida para nosso pequeno, tumultuado, mas ainda belo Planeta.”PRONEA Pg.59


           Enfim, gostei da formulação e do que li no PRONEA um programa com várias dicas e maneiras de termos uma educação ambiental com qualidade no ensino do Brasil, mas sempre fica aquela indagação se isso realmente irá funcionar na realidade de nosso país onde há com raríssimas exceções um descaso em relação à educação pública, cada vez mais voltada para o treinamento dos alunos e a não formação de cidadãos conscientes para construir um mundo melhor para todos.




COMANDANTE VALDERRAMA AO SOM DE TIM MAIA AO VIVO, ”DESCOBRIDOR DOS 7 MARES.



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